quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Apresentação

   Figo Seco


“Figoseco” é um blog pessoal apenas para expor ideias; Fazer propostas; Ou simplesmente postar pequenos devaneios de escrita.
As questões sociais estarão na mira do blog e, como não podia deixar de ser, as questões políticas, porque conectadas com toda a vida da sociedade e das pessoas que a compõem, não poderão estar ausentes. Mas desde já se avisa que este espaço não é, não será, não quer ser de cariz político.

Questões da ética e da moral pública serão também objecto deste cenário que, por opção e discordância, não segue o “acordo ortográfico”.
Figo Seco porquê?

Costumo utilizar frequentemente a metáfora dos figos para aplicar aos tempos…
Há coisas que têm um tempo certo para serem feitas, palavras para serem ditas. Se o forem cedo de mais (como os figos), são intragáveis, não são compreendidas, não têm efeito nenhum. Se forem tarde de mais, estão azedas, moles, impróprias para consumo. Leonardo D’Avinci foi quiçá o maior criador tecnológico da história conhecida, mas os seus inventos não tiveram nem resultados nem consequências. O tempo não estava preparado para o compreender. Só séculos mais tarde é que os inventores se foram dando conta que muitos dos seus inventos, afinal, já estavam inventados. Mendel descobre e testa as leis da heritariedade, fundamentos da moderna genética, mas só 100 anos mais tarde, já depois da sua morte, são divulgadas e passam de facto a ser compreendidas e integradas na ciência.

Mas os figos são bons, muito bons. E podem perdurar. Mas mesmo para isso, para produzir figos secos, será necessário colhe-los no tempo certo, aplicar a milenar sabedoria e… depois sim, disfrutar.

Sempre podemos transformar o que seriam figos podres em futuros figos secos!… é a metáfora da Esperança!!

                           Luis Matias



2 comentários:

  1. Quero seguir este blogue, página a página, linha a linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo interesse e pela confiança. Espero suscitar debate sério, contribuir para a boa consciência coletiva.

      Eliminar